quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aplicativo de iPhone para sua bike? Dia Mundial Sem Carro

Muitas coisas legais aconteceram nesse dia 22/09, o Dia Mundial Sem Carro. E uma delas foi o lançamento do iPhone Yahoo Social Bike, um aplicativo para iPhone que vai mudar a sua forma de pedalar.

O aplicativo integra sua bicicleta com as principais redes sociais, e você pode compartilhar fotos e vídeos de suas rotas. É uma forma de manter você conectado mesmo enquanto pedala. Dá uma olhada no vídeo:



A iniciativa é bem legal, e possui um site cheio de informações que incentivam as pessoas a trocarem seus carros por bikes para se locomoverem. Os textos são bem legais, vale a pena conferir!
Eles também têm um twitter. Quem quiser segui-los e receber as dicas vai aproveitar bastante!

Também achei legal compartilhar com vocês alguns dados da quarta edição da pesquisa de percepção sobre mobilidade na capital paulista feita pelo Ibope para o Movimento Nossa São Paulo. Segundo ela, mais da metade da população de São Paulo está disposta a deixar o carro para utilizar o transporte público diariamente, num contexto de adotar novas práticas a fim de colaborar com o meio ambiente. 

"O levantamento, divulgado hoje, mostra que 52% dos paulistanos estão dispostos a utilizar o transporte coletivo, ante um índice de 40% verificado na mesma pesquisa realizada no ano passado. A insatisfação com o trânsito permanece alta: 68% consideram a situação ruim ou péssima. O levantamento revela que, de forma geral, 76% dos paulistanos deixariam de usar veículo próprio caso houvesse uma boa alternativa de transporte público. Talvez por isso, 67% disseram que os governos deveriam dar mais atenção ao transporte coletivo. A pesquisa, com margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos, faz parte da programação da Semana da Mobilidade, que vai de 16 a 22 de setembro, este o Dia Mundial Sem Carro. A pesquisa, realizada nos dias 25 a 30 de agosto deste ano, ouviu 805 paulistanos com 16 anos ou mais." Fonte: Agência Estado, 16/09/2010.

É, parece que as pessoas estão tomando consciência de que deixar seus carros em casa traz mais benefícios pra elas. Imagine se uma cidade como São Paulo tivesse uma estrutura adequada para os ciclistas e muitas dessas pessoas pesquisadas pudessem substituir o transporte público por bicicletas? Seria muito melhor!

Amanhã vamos colocar mais notícias, fotos e vídeos sobre outras coisas que encontramos na Internet nesse Dia Mundial Sem Carro. 
Por enquanto, aproveite pra pensar no assunto e pedalar um pouquinho por aí.

Abraços,

@ligiapacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário