terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bactérias do bem


Depois de algum tempo fora, estamos de volta com as atividades do blog. Desculpem o tempo em "off".

Ano novo, vida nova. Vivem dizendo isso, né? E as coisas estão mudando, aos poucos. Segundo um artigo que li no blog Planeta Sustentável, "desde 1999, o número de índices formados por companhias que seguem políticas sustentáveis passou de um para mais de 50, com crescimento de mais de 50% só nos últimos quatro anos. Há índices sustentáveis em cada uma das principais bolsas do mundo. E espera-se nos próximos anos um incremento das ofertas de investimentos verdes. A bolsa de São Paulo foi a quarta do mundo a lançar uma carteira desse tipo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), no final de 2005".

Isso é muito bom, mas pode melhorar ainda mais se cada dia mais empresas resolverem investir em práticas que ajudem a cuidar do nosso planeta. E não só as empresas, né? Durante o ano todo vimos aqui iniciativas de pessoas que resolveram criar produtos sustentáveis e que estão dando super certo!

Um exemplo disso é o pesquisador da USP, Aldo Procópio, que está estudando a possibilidade de produzir plástico biodegradável a partir de bactérias dos rios amazônicos. É isso mesmo! Quem achava que bactéria só serve pra deixar a gente doente precisa estudar mais sobre o assunto. Rs.

O objetivo da pesquisa dele é reduzir o consumo do plástico derivado do petróleo e contribuir com a preservação do meio ambiente. "Enquanto o material derivado do petróleo leva quase 400 anos para se degradar no meio ambiente, o bioplástico é degradado em seis meses. O estudo também indica que outros produtos podem ser desenvolvidos a partir do biopolímero, como remédios, fio de sutura, pinos de sustentação de ossos utilizados em cirurgias ortopédicas, cápsulas que envolvem medicamentos e embalagens de descarte rápido.". Fonte: Exame.com

Iniciativa SEN-SA-CIO-NAL, não é? Vamos torcer pra que a pesquisa seja bem-sucedida e que em breve não tenhamos mais medo das sacolinhas plásticas.

Pra começar bem o ano e pensar melhor no assunto da sustentabilidade, segue um vídeo graçinha que achei na Internet. Simples, mas verdadeiro:




Abraços!

@ligiapacheco

2 comentários:

  1. Indiquei este post no nosso grupo do Facebook, Vida Sustentável
    http://www.facebook.com/home.php?sk=group_173439042675344
    Deixo aqui o convite para vocês participarem lá!

    ResponderExcluir