quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sutiã à prova de som


Antes do assunto de hoje, quero pedir desculpas a você pelo tempo que ficamos sem postar nada aqui no blog. Passamos po um turbilhão de coisas como: trabalhos e provas finais da faculdade, minhas férias e até uma doença (nada grave). Mas estamos de volta! :)


Vamos lá então! Hoje li um artigo no Planeta Sustentável sobre uma iniciativa muito legal de uma empresa italiana de lingeries. Eles estão fazendo uma campanha para agregar o valor de sustentabilidade à marca deles e parece que tem dado muito certo!

A empresa Intimissimi está recolhendo sutiãs usados que serão reciclados para virarem paineis à prova de som para construção civil. A pessoa que leva um sutiã usado ganha um bônus de 3 euros na próxima compra. O diretor da empresa informou que desde que a campanha começou, as vendas subiram 40%.

É uma boa ideia, né? Toda mulher adora comprar uma lingerie nova e aposentar aquela que já está desbotando! Rs. Abaixo coloco o comercial mais novo da empresa (não morram, meninos! Rs):


Continuem colaborando com a gente, pessoal. É sempre bom ler as sugestões de vocês e poder postar coisas que vocês gostem.

Beijos a todos :)

@ligiapacheco

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Chuva de Leite - ONG Guri na Roça


Hoje o post não traz nenhuma novidade tecnológica para um mundo mais sustentável, mas pede ajuda para um projeto super legal que acontece aqui em nossa cidade, Jacareí, São Paulo.

A ONG Guri na Roça cuida de crianças carentes desenvolvendo oficinas e ajudando a despertar nelas a consciência de desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, respeito à natureza e equilíbrio ecológico.

No entanto, a ONG está precisando de doações de caixas de leite para a alimentação dessas crianças. Se você pode contribuir, entre em contato com a Luciana (responsável pela ONG) através do telefone: (12) 3962-3301 e veja como fazer para entregar sua doação de leite.


O site da ONG é: http://www.gurinaroca.com.br/ 

Se você não pode ajudar na doação, ajude-nos a divulgar essa campanha que estamos realizando.

Abraços,

@ligiapacheco

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nestlé flutuando pelos rios do Norte


Parece até algum título de documentário sobre a saga de uma embalagem de chocolate pelos rios da Amazônia, né? Rs. Mas é mais uma ideia genial da Nestlé pela sustentabilidade.

Trata-se de um supermercado flutuante, o "Nestlé Até Você a Bordo", um barco que saiu do porto de Belém para percorrer 18 municípios que compõem a região da Ilha de Marajó até a cidade de Almeirim, na região do Baixo Amazonas. O percurso será feito em torno de 18 dias e a embarcação permanecerá um dia em cada cidade. A estimativa é atender até 800 mil pessoas por mês, ampliando a presença da Nestlé nos lares brasileiros.

A cada aporte o barco vai oferecer mais de 300 produtos Nestlé e uma estrutura completa com equipe de vendas, estoque e gerência de operação. Mais do que um supermercado flutuante, a Nestlé pretende desenvolver um canal de incentivo à nutrição, saúde e bem estar a comunidades remotas da região Norte.

Lembra daquele post nosso sobre a arrecadação de embalagens de produtos Nestlé que são revertidos em dinheiro para instituições sociais (se você não leu, clique aqui)? Então, nesse barco as pessoas também poderão levar suas embalagens de produtos para contribuir com a campanha. 

E aí, o que achou dessa ideia? Sustentabilidade à parte, a Nestlé está mesmo indo onde os consumidores estão para reforçar sua marca, né? (Que papo de publicitária! Voltemos ao foco! Rs).

Abraços,

@ligiapacheco

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Amigo secreto sustentável e pelo Facebook!



É, minha gente, tá chegando a época de fazermos nossos amigos-secretos e de ficarmos super na dúvida do que comprar!

Esse post eu encontrei através de um tweet do nosso amigo @carlossantis. Obrigada! :)

O Pão de Açúcar lançou um aplicativo para Facebook para fazermos nossos amigos-secretos. Lá você monta o grupo que vai participar, escolhe o valor dos presentes e o Pão de Açúcar dá várias opções de presentes sustentáveis que você poderia comprar. Em alguns lugares do Brasil existe até delivery dos produtos.

Eu achei chique! Rs. Se você tem Facebook, adiciona o aplicativo e depois me conta!

Beijos,

@ligiapacheco

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Concurso de Camisetas Malha PET - Instituto HSBC Solidariedade



É, este é o meu banco! Rs. Mas não é por isso que estou divulgando o concurso, não. Eu quero que vocês participem e ganhem R$ 2.000,00 mesmo!

Este é o primeiro concurso com camisetas feitas de malha PET. Você pode se inscrever no site até dia 07/11, e as 5 estampas mais votadas serão premiadas com R$ 2.000,00 cada uma. Parte da renda obtida com a venda das camisetas será revertida para o Instituto HSBC Solidariedade.

Para se inscrever ou conhecer o projeto, clique aqui.

Abraços,

@ligiapacheco

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O plástico dos oceanos virando aspirador pra sua casa

As inovações em produtos sustentáveis não param, graças a Deus!

Hoje, recebi essa sugestão de post da minha querida amiga Kátia (@katiadel) e achei o máximo! Muito obrigada pela dica, florzinha :)

A Electrolux criou um programa de recolhimento de plásticos em praias e oceanos a fim de reciclar esse material e transformá-lo em uma linha sustentável de aspiradores de pó. Chama-se "Vacs from the sea".

A linha contém 5 aspiradores, que representam os 5 oceanos onde o plástico foi coletado e várias "missões" tem sido realizadas para a coleta desse plástico, seja nas praias ou nos oceanos. 



 O vídeo abaixo mostra um pouquinho sobre o trabalho que está sendo realizado. Apesar de ser em inglês, tem poucas falas e dá pra entender bem:



Vale a pena divulgar empresas como a Electrolux, que utilizam tanto plástico na produção de seus produtos, mas que se preocupam com o destino deles no meio-ambiente. No post de amanhã vamos conhecer mais empresas e produtos que estão aderindo às práticas sustentáveis.

Se vocês tiverem sugestões de posts, fiquem à vontade para nos mandar. Ficamos muito felizes em receber as dicas de vocês!

Abraços,

@ligiapacheco

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Monte o seu time, arrecade embalagens de TANG, PepsiCo, Perdigão ou Nestlé e ajude!

Eu achei essa ideia SEN-SA-CIO-NAL! De verdade, mesmo.

A Nestlé, em parceria com a TerraCycle (líder global na coleta e reuso de resíduos pós-consumo difíceis de reciclar), está lançando um programa de coleta de embalagens de produtos descartadas que serão transformadas em matéria-prima para outros produtos.



No entanto, a campanha só é possível com a participação do público. Se você consome produtos TANG, PepsiCo Perdigão ou Nestlé, ajude! Você pode recolher as embalagens, enviar para a empresa e ela reverterá essas embalagens em dinheiro, que será doado para a instituição social que você escolher!

Para participar dessa campanha é bem fácil.

1) Reúna os amigos e monte um "time" de coleta (pode ser uma escola, uma organização, uma empresa, ou vizinhos). É necessário que o representante do "time" tenha 18 anos ou mais e se cadastre no site da TerraCycle.
2 ) Depois de se cadastrar, você receberá instruções por e-mail, terá acesso à conta no site e a materiais informativos. Poderá baixar as etiquetas pré-pagas para o envio das embalagens ou pedir o recebimento delas pelo Correio. Você não vai pagar nada para enviar as etiquetas para lá!
3) Quando você juntar 100 embalagens usadas, colocará em uma caixa com a etiqueta pré-paga e entregá-la na Agência dos Correios mais próxima.
4) O valor total das embalagens enviadas será revertido para a instituição social que você cadastrou.

Fala sério, é ou não é uma iniciativa maravilhosa? Você não gasta nada e ainda ajuda quem precisa e ao meio-ambiente! Parabéns às empresas!

No site você ainda confere os dados de quantas equipes estão cadastradas, quantas unidades já foram coletadas e quanto já foi arrecadado para as instituições. Vale a pena dar uma olhada!


Abraços!

@ligiapacheco

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Presente pra você! Amostras e folders - Malha PET e Papel Semente

Oi, pessoal!

Hoje o post será meio diferente. Rs.
Temos váriosssssss assuntos aqui sugeridos por vocês pra postar, mas antes disso, queremos presentear você que nos acessa. Rs.

Como vocês já leram, na Semana Científico-Cultural da faculdade distribuímos amostras de Papel Semente e folders sobre a Malha PET da Altenburg. No entanto, ainda temos alguns aqui e não acho justo jogar fora quando podemos enviar pra vocês, queridos leitores! Rs.



Sendo assim, o post de hoje é dedicado a todos vocês que querem receber uma amostra de Papel Semente em sua casa para plantar e um folder da Malha PET para conhecer. 

Já fizemos o sorteio de dois kits de fronhas de malha PET. Um já foi enviado pra nossa querida leitora e amiga Laís Leal (pura sorte dela, nem acreditei!) e o outro está aguardando que a outra ganhadora nos responda o e-mail. Caso ela não responda até semana que vem, sortearemos novamente entre as pessoas que se cadastraram em nosso stand na Semana. Por isso, se você esteve lá e preencheu nossa ficha, TORÇA! Rs.

Aqueles que quiserem receber, basta deixarem um comentário neste post com seu e-mail. Escreveremos para vocês para pegar os dados completos para envio. Se você não conseguir deixar um comentário aqui, mande uma DM pelo twitter: @ligiapacheco.

Ah, e depois queremos ver fotos da sua plantinha, viu? A minha já já deve estar nascendo, aí eu posto fotos pra vocês! :)

Fica aqui novamente o nosso agradecimento especial à Andréia e ao Luís Felipe, da empresa Papel Semente, que nos enviaram as amostras. O trabalho de vocês é SEN-SA-CIO-NAL! E à Cláudia e à Vanessa, da Altenburg. Como eu já disse a vocês, meninas, a empresa em que vocês trabalham realmente faz diferença. Parabéns!


Beijos a todos e aguardo seu comentário! 

@ligiapacheco

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Escova de dentes sustentável


Voltando à rotina normal de posts no blog, mais uma invenção sustentável.

O que você acha de não precisar mais de pasta para escovar os seus dentes? Pois é isso que as escovas Soladey propõem.

Elas dispensam pasta de dente porque funcionam através de uma barra de titânio sensível à luz, que se localiza no cabo da escova. Quando exposta à luz (natural ou artificial), ela libera íons que, ao se misturarem com a saliva, produzem uma reação química capaz de neutralizar a placa bacteriana. A saliva atua como ingrediente natural e não-abrasivo de limpeza e quanto mais forte for a fonte de luz mais eficaz é a utilização da escova. 

Segundo os criadores, Soladey tira até mesmo o amarelado causado pelo cigarro. O aparelho é fabricado pela empresa japonesa Shiken e precisa da mesma quantidade de luz que uma calculadora comum para funcionar.

Além de natural, a higiene oral também torna-se mais econômica. Para aqueles que acham difícil deixar para trás a pasta de dentes, os cientistas recomendam quantidades muito pequenas. Por enquanto, a escova de energia solar está em fase de testes com 120 jovens. O objetivo é certificar-se dos resultados oferecidos pela escova em comparação com um modelo comum aplicado para escovação tradicional. 

No mínimo, ela sai na frente só por tornar desnecessário o esforço para espremer a última gota de pasta de dente do tubo. E também acaba com a eterna guerra dos casais de quem aperta a pasta no final ou no começo do tubo, né? Rs.

E aí, o que acharam dessa opção? Você trocaria sua escova e pasta tradicionais por essa tecnologia sustentável?

Abraços a todos!

@ligiapacheco



Fonte: Exame.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Semana Científica Anhanguera Jacareí 2

Estamos de volta!

Na verdade, só eu estou de volta, pois a Pri até postou aqui enquanto eu estava viajando, né? Rs. Mas digo no sentido de voltarmos com os posts, pois ficamos alguns dias sem postar nada. Mas garanto que foi por uma boa causa, minha gente :)

Hoje encerra-se a Semana Científico-Cultural da Faculdade Anhnaguera de Jacareí, São Paulo. Tivemos muita gente pelos corredores visitando os projetos dos alunos de todos os cursos, e a experiência foi muito legal!

Nós, do curso de Publicidade e Propaganda, tínhamos que desenvolver um trabalho que divulgasse o conceito de sustentabilidade e o blog que criamos.

Eu e Pri colocamos as fotos de todos os produtos que já postamos no blog no stand pra aguçar a curiosidade do pessoal que ia passando, além de distribuirmos marca-páginas com nosso endereço.


E deu muitaaaaa gente curiosa lá pra conferir as novidades do mundo sustentável. Essas fotos foram tiradas no momento de "calmaria" nos corredores:


O pessoal se interessou muito pelos materiais expostos. A gente levou as amostras de Papel Semente que foram gentilmente doados pela empresa e distribuímos para os que se interessaram em parar no stand e ouvir nossa explicação do produto.  Todo mundo adorou!


Também levamos os folhetos que recebemos da Cláudia, da Altenburg, juntamente com as fronhas de malha PET que ganhamos dela para que as pessoas pudessem tocar na malha e conhecerem o produto. Foi um sucesso tão grande que sortearemos um kit de fronhas para quem se interessou.



Resumindo, muita gente ficou conhecendo sobre produtos que nem imaginavam que existiam e puderam perceber a importância deles para o mundo. Com certeza, depois desse trabalho muitas pessoas terão outra percepção ao olhar para os produtos ecologicamente corretos.
E nós conseguimos sobreviver ao ritmo da semana! Rs.


Bom, pessoal, existem mais fotos ainda pra postar, mas por enquanto são só essas.
Se você ficou interessado nos produtos, dê uma olhadinha no nosso arquivo e nos posts. Lá existem informações de como encontrá-los. Ou então, entre em contato com a gente.
Em breve divulgaremos o ganhador ou a ganhadora do kit de fronhas! :)

Abraços a todos e muito obrigada pela visita, seja no stand, seja aqui no blog!

@ligiapacheco

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana Científica Anhanguera Jacareí

Bom, amigos, hoje o post vai ser um pouco diferente!!


A Faculdade Anhanguera está proporcionando uma Semana Cientifica, e é claro, estaremos com uma exposição do nosso blog. Bacana, não? =D
Queríamos convidar todos os nossos amigos (vocês) para participarem com a gente desta semana.
Vamos ficar mto FELIZESSS se pudessem nos visitar, pois cada um teve alguma participação em nosso blog.
Faremos um sorteio de um brinde sustentável, e poderá participar quem nos visitar, olha que bacana! Fora alguns materias bem interessantes do blog que estarão expostos.
Só lembrando, hoje eu estarei lá e a Ligia só vai estar amanhã e quinta.
Nossa exposição fica no corredor do bloco 3, na Faculdade Anhanguera de Jacareí.
Contamos muito com a presença de vcs!!!

Mtos Bjoss,

@Pri_ila

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Blog Action Day 2010 - A questão da Água

 Antes de tudo, quero agradecer a todos que têm acessado o blog frequentemente. Temos percebido pelo monitoramento de acessos que temos alguns fieis escudeiros que nunca nos abandonam! Rs. Muito obrigada pelos cliques, opiniões e ajuda de vocês :)

Nosso blog está inscrito no Blog Action Day 2010, que é hoje, 15/10/2010. E o que seria isso?
No dia de hoje, milhares de blogueiros ao redor do mundo se uniram pra escrever sobre um assunto suuuuuuuper importante é essencial: a água.

A tarefa de hoje é fazer com que cada um de nós pense um pouquinho sobre esse recurso tão importante que tem sido disperdiçado e mal utilizado. Além do que, pra nós aqui no Brasil a coisa se torna "pior", pois temos muita água em nosso país e a maioria têm acesso a ela facilmente.

Mas pra pensarmos um pouquinho, seguem abaixo alguns dados mundiais:








38.000 crianças com menos de 5 anos de idade morrem por semana por beberem água contaminada e por viverem em condições mínimas de higiene.













É necessário meio litro de água para carregar um iPhone. Não é muito se você pensar em você, mas pense em 80 milhões de iPhone espalhados pelo mundo!














2 milhões de toneladas de dejetos humanos são eliminados nas fontes de água, todos os dias.









Existem muitos mais dados gritantes sobre a água, mas eu quis escrever só sobre alguns deles para nos fazer pensar e para que você mesmo possa acessar o site do Blog Action Day 2010 depois e ver a gravidade do problema (clique aqui para acessar).

Ajude a divulgar para todos e a formarmos uma corrente de conscientização sobre isso pelo mundo. Não é só porque você tem acesso à água potável e saneamento básico que não precisa se preocupar com essa questão. Lembre-se que, além de não sermos o centro do Universo, os recursos naturais se esgotam!!

Abaixo segue o vídeo da campanha. Está em inglês, mas vale a pena!





Muito obrigada a todos que divulgarem. Vamos fazer diferença!

Abraços,

@ligiapacheco

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Papel semente


O post de hoje foi sugerido por uma amiga que há muito tempo não vejo, mas que tem acompanhado nosso blog e me deixou um recadinho no Orkut. Priscila Folmon, muito obrigada pela dica, querida! :)

Gente, a dica de hoje é mais uma daquelas para a qual eu digo: SEN-SA-CIO-NAL!
Eu nunca havia visto nada parecido com isso: papel reciclado que, depois de utilizado, gera vida!

Vamos explicar melhor: o papel é artesanal e no processo de fabricação são inseridas sementes em sua composição. Assim, ao invés de você jogar a folha de papel fora depois que a utilizar, basta picá-lo, plantá-lo na terra e regá-lo diariamente. Dependendo da semente contida no seu papel, ela irá germinar em aproximadamente 20 dias. E você ainda pode escolher o tipo de semente que terá em seu papel através das linhas: gourmet (rúcula, agrião, salsinha, manjericão), flores (cravinho da Índia, da cósmea ou da boca de leão) e chás (chá de erva doce ou de camomila).



É muita informação legal pra colocarmos em um post só, mas você pode conferir o site do Papel Semente e ver quanta coisa legal dá pra fazer com essa linha de papeis.
Abaixo segue um vídeo da empresa explicando o conceito de cuidado com o meio-ambiente e a importância de fazermos nossa parte para preservação:


Imagine se nossas empresas adotassem essa medida e pudéssemos utilizar esses papeis em nossos cartões de visita ou informes especiais? Se essa história de que a primeira imagem é a que fica, estaríamos bem na fita, hein? Rs.

Ideias como esta unidas a ideias como a da impressora que não utiliza papel e reutiliza as folhas 1000 vezes (confira o post sobre isso clicando aqui) deixariam nossos escritórios muito mais sustentáveis e nosso planeta agradeceria muito!

Continuem sugerindo posts pra nós, ok? A participação de vocês é muito importante!

Abraços,

@ligiapacheco

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Você sabe o que é sustentabilidade? SWU

Espero que você tenha tido um feriado MARA e que tenha descansado bastante.

E pra você que ficou em casa vendo TV, acompanhou um pouquinho do que aconteceu no Festival SWU, né? Ou não? Rs.

Bom, o SWU (Starts with you) foi um Festival que reuniu muita música, arte, e um Fórum sobre sustentabilidade, de 9 a 11 de outubro, em Itu, São Paulo. Você pode conferir mais sobre ele no site: http://www.swu.com.br/

No entanto, o foco de hoje é para uma notícia enviada pela minha amiga @lisyerizzi . Thanks, florzinha! :)

O G1 perguntou a algumas pessoas que estiveram no Festival de Música SWU, em Itu, no interior de São Paulo, o que é sustentabilidade. E adivinha o que aconteceu? Rs.

O slogan do evento é "começa com você", mas parece que não começou para alguns. Rs. Clique aqui e veja o vídeo, pois não dá pra exportar aqui pro blog. Vale a pena ver o quanto as pessoas ainda são desinformadas sobre o assunto, ainda mais num evento onde a temática é essa.


Não seja você mais um no mundo dos desinformados! Sustentabilidade significa utilizar adequadamente os recursos naturais para que eles não sejam comprometidos futuramente. E aqui, no nosso blog, você lê notícias sobre isso e aprende como fazer sua parte!

Abraços,

@ligiapacheco

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pisando em jornal - reciclado e feito sapatilha!

Gente, hoje eu tô feliz da vida: é sexta e semana que vem tem feriado! Ai, ai! Rs.Mas eu tô feliz também porque a cada dia que monitoro os acessos do blog vejo que nossos fieis leitores do blog continuam nos visitando firmes e fortes! Muito obrigada a cada um de vocês pelo carinho :)

Bom, aqueles que me conhecem sabem que eu A-DO-RO sapatos. Por isso, escolhi para o post de hoje essas charmosas sapatilhas feitas de jornal reciclado. Eu achei uma graçaaaa!

Elas utilizam 3 folhas e meia de jornal pára serem confeccionadas e são impermeabilizadas para maior durabilidade. Os jornais são chineses e a fabricação manual é deles também. No entanto, é uma ideia que pode ser colocada em prática em qualquer lugar do mundo onde se tenha jornal. Rs.

Quem quiser conferir o site onde velas são vendidas, clique aqui.

Este post foi encontrado no blog Follow the Colours. Vale a pena acessar, os conteúdos são bem legais!


Beijos a todos, bom final de semana e até mais!

@ligiapacheco

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Envelope que vira copo


Ontem recebi a indicação desta notícia de um leitor muito especial do blog e achei SEN-SA-CIO-NAL! 

Pense que poderíamos acabar com esses copinhos de plástico dos nossos escritórios, dos consultórios médicos e todos os outros lugares do mundo com essa invenção!

Trata-se do Ecopo, um envelope feito de fibras de madeira reflorestada e uma fina camada de plástico degradável que transforma-se em um copinho sustentável. Ele se decompõe em até 15 meses e pode ser reciclado como papel comum, enquanto que o copinho de plástico, se não for reciclado, demora 450 anos para se decompor. Sutil diferença, não?



Pense: quantos copinhos plásticos você usa por dia? Imagine reduzir isso a nenhum e adotar práticas mais sustentáveis de beber água? Pode até ser que você não tenha acesso ainda ao Ecopo, mas ter sua própria caneca ou garrafinha de água ajuda muito!

Abraços,

@ligiapacheco



Fonte: Planeta Sustentável na SUPER

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Adesivos sustentáveis: lembre-se de onde vem a energia


Eu não sei vocês, mas eu adoro essa tendência de adesivar as paredes de casa. Os ambientes ficam mais alegres e você pode deixar a casa com detalhes que são a sua cara.

Por isso, eu adorei a ideia do post de hoje, que encontrei no blog "Saudável e Orgânico".
São adesivos de parede feitos de vinil Eco-friendly e PVC auto-free (materiais reciclados) para serem colocados em interruptores e tomadas de parede. Além de serem bem bonitos, eles servem para lembrar-nos de onde vem a energia que estamos utilizando (claro que o exemplo do adesivo acima é mais divertido, mas não real).





Os adesivos podem ser adquiridos neste site.

O que vocês acharam? Usariam em sua casa?

Abraços,

@ligiapacheco

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A extinção do sulfite - viva a PET reciclada!


O volume de garrafas PET que são descartadas é muitoooo grande, mas também existe uma gama enorme de produtos que estão sendo feitos a partir da reciclagem dela.
Antes de irmos pro assunto de hoje, gostaria de agradecer muitoooo à Cláudia, da empresa Altenburg, por ter enviado um brinde tão lindo pra mim e pra Priscila: são duas fronhas feitas de malha ECO, da Altenburg.
Gente, a qualidade da malha é SEN-SA-CIO-NAL! Muito macia, podem acreditar! Fiquei com vontade de comprar um enxoval inteiro! Rs. Se quiser conferir sobre linha de produtos, clique aqui.

E por falar em PETs recicladas, dá uma olhada nessa impressora que utiliza folhas de plástico reciclado de PETs.

Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, as impressões podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada 1000 vezes. O vídeo está em inglês, explica o processo e dá pra entender. Rs:



Este post foi uma sugestão da nossa amiga Kátia, @katiadel . Muito obrigada pela colaboração, querida! :)
E se você tem algum post pra indicar pra gente, deixe um comentário!

Abraços,

@ligiapacheco

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quer pagar quanto? O valor da biodiversidade

A ideia do post de hoje veio depois de ler um artigo sobre o valor da biodiversidade e de ter assistido ao filme Bee Movie ontem, na Globo (acreditem, tem tudo a ver!).

Pra alguns, parece que o valor da biodiversidade não pode ser calculado. No entanto, se você parar pra pensar que a natureza presta uma série de serviços à humanidade, economicamente falando, é preciso calcular, sim! Claro que, algumas coisas, são impossíveis de serem calculadas, mas algumas podem e devem ser.

“O custo da perda da biodiversidade está avaliado entre 2,5 e 4,5 trilhões de dólares anuais, o equivalente ao PIB do Japão”, afirmou o CEO da Philips no Brasil, Marcos Bicudo. Os dados são do projeto “A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade”, ou relatório TEEB, como vem sendo chamado pela sua sigla em inglês (veja aqui a versão em português) o estudo conduzido pelo economista indiano Pavan Sukhdev, que afirmou: “se continuarmos no atual ritmo de destruição, o prejuízo será equivalente a 7% do PIB mundial em 2050”. Segundo Bicudo, o impacto econômico da biodiversidade precisa ser inserida na contabilidade das empresas, tanto na sua forma positiva como negativa.



Agora, quer saber o que isso tem a ver com o filme de ontem? Se você não assistiu Bee Movie, leia a sinopse aqui. Mas a parte que nos interessa é a que a abelha principal, Barry, se revolta com a raça humana porque eles consomem e vendem o mel que as abelhas produzem, além de escravizá-las em fazendas de mel. Por isso, ele organiza uma parada geral na produção de mel e na polinização das plantas. Aí você já imagina o que aconteceu, né? As flores morrem e os alimentos que dependem desse trabalho também. É o caos da economia.

Se você acha isso um exagero ou história de filme infantil, saiba que isso já está acontecendo no interior da SP. As abelhas estão desaparecendo e os empresários do agronegócio estão contratando pessoas para fazer a polinização das culturas de maracujá. Detalhe: a mão de obra contratada para fazer o serviço que deveria ser dos insetos já corresponde a um quinto do custo de produção — dispêndio concreto e objetivo que não existiria se as colmeias não estivessem sumindo.

É, parece que temos mesmo uma grande dificuldade de reconhecer o valor e avaliar os custos dos serviços ambientais. Por isso, é hora de acordar! Precisamos dar mais valor à biodiversidade e preservá-la para que possamos contar com seus "serviços" futuramente.

Curiosidades:

Os insetos que transportam o pólen entre as culturas têm seu valor estimado em mais de US$ 200 BILHÕES por ano na economia global de alimentos.











A pesca mundial emprega cerca de 200 milhões de pessoas, fornece cerca de 16% da proteína consumida no mundo e tem um valor estimado em US$ 82 BILHÕES.






Os recifes de corais valem mais de US$ 18 MILHÕES por quilômetro quadrado ao ano para a gestão dos riscos naturais, até US$ 100 MILHÕES para o turismo, mais de US$ 5 MILHÕES em material genético e bioprospecção e até US$ 331 800 para a pesca.







Vamos pensar melhor no assunto? Se você quiser ler mais sobre isso pode acessar o site do Fórum Biodiversidade e Nova Economia.

Abraços,

@ligiapacheco